SINDIMETAL/PR REALIZA PALESTRA SOBRE ALTERAÇÕES NO ATESTMED E SEUS IMPACTOS NAS EMPRESAS

Na última sexta-feira, 20/09/2024, o SINDIMETAL/PR promoveu uma palestra sobre o tema “As recentes alterações no ATESTMED e seus impactos sobre as empresas”. O evento, realizado na sede da entidade, contou com a participação dos advogados Anderson Angelo Vianna da Costa e Alberto Nahum Lima de Moura Feres, do escritório Vilela Vianna Advocacia e Consultoria.

O objetivo do encontro foi alertar empresários e profissionais das áreas jurídicas, de recursos humanos e de saúde e segurança sobre as mudanças significativas nas normas do ATESTMED, assim como seus possíveis reflexos e impactos nas empresas.

Durante a palestra, os advogados apresentaram informações relevantes a respeito do ATESTMED e trouxeram dados importantes que mostram um aumento significativo no número de benefícios concedidos em comparação ao ano passado a partir deste novo sistema. Segundo eles, isso causa um grande impacto já que há se verifica um elevado aumento no absenteísmo das empresas.

Durante a realização do evento os advogados responderam a diversas dúvidas dos participantes em relação a uma gestão eficiente dos empregados afastados e a como atuar frente ao ATESTMED, e, neste aspecto, várias dicas foram sugeridas pelo Dr. Anderson no que diz respeito às tratativas entre RH e colaborador acerca da apresentação dos atestados médicos de forma a evitar grandes impactos às empresas entre os quais se destacam: realizar o monitoramento de todos os benefícios concedidos pelo INSS; e a adoção de  procedimentos específicos para o afastamento e o retorno dos colaboradores;, entre outros.

O evento foi encerrado com o reforço dos advogados sobre a importância das empresas estarem atentas para as novas regras estabelecidas pelo INSS através do ATESTMED, para que não sejam surpreendidas quando da concessão de benefícios aos seus colaboradores.

Participaram do evento cerca de 40 representantes das empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR

Fotos e Texto: Fernanda Rottschaefer (estagiária em treinamento)