SINDIMETAL/PR REALIZA ENCONTRO COM AS MONTADORAS DA CADEIA PRODUTIVA AUTOMOTIVA

Na última quinta-feira (12/09/24), o SINDIMETAL/PR  sediou o Primeiro Encontro da Cadeia Produtiva Automotiva. O evento, organizado pelo SINDIMETAL/PR em conjunto com o Conselho Setorial da Indústria Automotiva da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), reuniu representantes de importantes montadoras e pequenas e médias empresas do setor.

O principal objetivo da reunião foi promover a integração entre montadoras e empresas locais fabricantes de peças e sistemistas, visando fomentar uma maior regionalização e colaboração na cadeia produtiva automotiva.

O presidente do SINDIMETAL/PR, Julio Cesar Maciel, destacou a importância do evento:  “Este encontro é uma oportunidade valiosa para unir os envolvidos da cadeia produtiva automotiva, e o SINDIMETAL/PR está buscando construir uma maior integração entre eles”, afirmou Julio.

Fornecedoras das grandes montadoras

Durante o evento, os representantes das montadoras apresentaram as diretrizes e exigências para que as empresas locais se tornem fornecedoras dessas grandes organizações. O diálogo direto permitiu que pequenas e médias empresas esclarecessem suas dúvidas e compreendessem os processos necessários para atender às demandas das montadoras multinacionais.

Ao final da palestra, foram discutidas ações para fortalecer a colaboração entre os diferentes setores. Destacou-se a importância de parcerias entre instituições de ensino, empresas e montadoras para desenvolver programas de educação técnica, com o objetivo de superar o descompasso entre a cadeia de fornecedores e as grandes organizações. Também foi sugerida a criação de linhas de financiamento especial para apoiar as empresas locais na obtenção dos padrões de qualidade exigidos internacionalmente.

O SINDIMETAL/PR se comprometeu a continuar promovendo eventos que incentivem o diálogo e a cooperação entre o segmento, com o intuito de fortalecer o setor e impulsionar o crescimento econômico regional.

O evento contou com a participação de representantes das seguintes empresas: CNC SEALS, Renault do Brasil, Hübner, Volkswagen do Brasil, Brose do Brasil, FAE Centro Universitário, Fecial, Benerti, Fundição Minatti, Schwarz, Perfipar, Modelo e Robert Bosch. Também estiveram presentes outras instituições parceiras, como o Sistema FIEP e o Setor de Fomento e Desenvolvimento da FIEP.