SINDIMETAL/PR REALIZA CURSO DE CIPA

12027631_1049723065060927_3941985336500173884_n

Profissionais das indústrias associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR receberam, nesta sexta-feira (23), o certificado de conclusão e participação no Curso de “CIPA” (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), promovido pelo SINDIMETAL/PR, em parceria com SESI/PR.
Ministrado pelo Técnico em Segurança do Trabalho do Sesi, Samuel Duarte de Almeida, o curso, teve início dia 19 de novembro e abordou assuntos como objetivo e composição da CIPA, processos eleitorais e atribuições dos representantes da comissão.
CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
De acordo com a Norma Regulamentadora nº5 (NR5), dependendo do CNAE da empresa, a formação da CIPA é obrigatória para empresas com mais de 20 empregados. Quando a empresa não se enquadrar nestas condições, ela deve designar um empregado como responsável pelo cumprimento dos objetivos da NR, e este designado deverá promover treinamento anual.
Esta foi a segunda turma de CIPA formada, neste ano, pelo SINDIMETAL/PR. Ao final do curso, os participantes receberam o certificado de conclusão de curso.