SINDIMETAL/PR PROMOVE WORKSHOP SOBRE EXPORTAÇÃO

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O Sindimetal/PR promoveu, em parceria com o Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN/PR),  um workshop sobre o tema: “Soluções para a Internacionalização. Você quer Exportar?”. O evento aconteceu nesta quarta-feira (21), na sede do Sindimetal/PR e foi destinado às empresas associadas ao sindicato.

O objetivo do encontro foi trazer informações sobre os programas de exportação oferecidos pelo CIN, bem como seus conceitos e fundamentos, e de que forma a Rede CIN pode auxiliar o empresário a encontrar potenciais mercados para a exportação.

De acordo com o diretor do Sindimetal/PR, Roberto Sotomaior Karam, a idéia é aproveitar o momento de relação cambial favorável para mostrar os meios de iniciar um processo de internacionalização, utilizando os programas oferecidos pela FIEP.

“O objetivo é fazer com que os empresários aproveitem a experiência do CIN. Nesse sentido, o Sindimetal/PR está programando, em parceria com a rede, uma rodada internacional de negócios do setor metalomecânico, disse Karam.”

O workshop foi ministrado por dois profissionais do CIN: o Analista de Negócios Thiago Luiz Cardoso, e o Técnico de Relações Internacionais Eduardo Godoy Ribas.

Durante o treinamento, foram dadas explicações de como é feita a escolha do mercado-alvo para exportar, como identificar se os produtos ou serviços da empresa são adequados para o exterior, além de esclarecimentos sobre os programas e serviços ofertados pelo CIN: “Prospect” (Programa de Prospecção de Mercado); o projeto “Inseri” e os serviços “Rodada de Negócios” e “Lista de Importadores e Exportadores.

O CIN consiste numa área de negócios dentro da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), através da qual a FIEP disponibiliza um portfólio de recursos e serviços na área de comércio exterior. Coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e criada com o apoio da Agência Nacional de Promoção de Exportações (APEX), a Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios trabalha pela internacionalização de empresas brasileiras.

Para obter outras informações sobre os programas de exportação oferecidos pelo CIN, acesse o site abaixo: http//www.fiepr.org.br/cinpr/