Diante das demandas do mundo moderno, que exigem a conciliação de uma série de atividades sejam elas relativas ao trabalho, aos afazeres domésticos e à família, administrar bem o tempo se torna cada vez mais um grande desafio. Esta necessidade, quando aplicada especificamente à rotina das organizações ganha ainda mais relevância, já que no meio corporativo vale a máxima “tempo é dinheiro”. Assim, cumprir com eficiência e organização todo o trabalho requer uma dose grande de equilíbrio e concentração, de modo a evitar que o desperdício do tempo não afete negativamente a produção.
Com o objetivo de melhorar a organização do tempo nas empresas o SINDIMETAL/PR promoveu, nos dias 24 e 25 de novembro, o curso “Administração de Tempo”.
Durante o evento os participantes aprenderam sobre o conceito do tempo, como delegar com mais eficiência as tarefas, organizar agendas físicas ou virtuais (no outlook e outras ferramentas) a partir de técnicas de gerenciamento do tempo.
Para a instrutora do Senai, Ana Cristina Bassler, a maior dificuldade é falta de planejamento para desenvolver as atividades.
“A falta de tempo está muito relacionada à falta de planejamento. Diante de tantas atividades, muitas vezes as pessoas se perdem nas tarefas e outras travam por não conseguirem saber por onde começar”, explica.
Ana citou um método denominado “Técnica Pomodoro”, que pode ser um dos meios para que o profissional consiga administrar melhor suas atividades durante o período.
“Dedique-se à execução do seu projeto, ou à sua atividade em pequenos intervalos de 25 minutos, reservando 05 minutos para pausa. Isso vai ajudar na concentração”, finaliza.