Semana da Indústria: FIEP condecora empresário do SINDIMETAL/PR com o título de Benemérito da Indústria 2016

Semana da Indústria- Curitiba, fotos:Gelson Bampi

semana da industria 2016

Fotos: Fiep

Curitiba foi o ápice das comemorações alusivas ao Dia da Indústria no Paraná, em cerimônia que homenageou empresários do setor.

O empresário da Técnica Nacional Ltda., atual FGVTN Brasil, Walther Tigges (in memoriam), foi condecorado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) com o título Benemérito da Indústria 2016. A solenidade aconteceu no último dia 23 de maio, em Curitiba, e reuniu empresários e lideranças políticas e sindicais no auditório do Sistema Fiep, Campus Indústria, encerrando com chave de ouro a programação alusiva ao Dia da Indústria, comemorado no dia 25 de maio.

Na ocasião, foram homenageados com a Medalha do Mérito Industrial do Paraná os empresários: João Carlos Perussolo, da Construtora San Remo; e Sérgio Piccinelli, da Gava e Cia Ltda. e Taba e Construções S.A.

Neste ano, os títulos de Benemérito da Indústria foram entregues à família dos empresários José Canisso e de Walther Tigges. Criada em 1975, esta condecoração é concedida como homenagem “post mortem” às personalidades empresariais que tenham prestado serviços de relevância à indústria paranaense.

Walther Tigges, falecido em 2013, foi um dos primeiros associados ao SINDIMETAL/PR. Em 1962, ele se associou ao sindicato, pois já naquela época acreditava que o associativismo era a saída para a indústria nacional.

Durante a cerimônia, a filha de Tigges, Iris Van Den Bogert recebeu das mãos do presidente do SINDIMETAL/PR, Alcino de Andrade Tigrinho, o diploma de Benemérito da Indústria conferido a seu pai.

O empresário também foi agraciado com uma placa em bronze alusiva ao título recebido, que será afixada na Galeria de Honra da Fiep.

“O empresário Walther Tigges foi uma referência para a indústria do Paraná. Essa placa ficará na galeria de honra da Fiep como uma homenagem da Federação das Indústrias do Paraná ao industrial”, comentou Edson Campagnolo, presidente da Fiep.

O diretor financeiro da FGVTN Brasil, Antonio Gerson Fabrício discursou em nome da família de Tigges. Em seu discurso, Fabrício, relembrou o exemplo deixado por Tigges:

“Ele era uma pessoa muito correta. E se hoje a FGVTN é uma das principais empresas do setor moveleiro do Brasil, esse fato foi graças aos valores éticos e morais que o empresário Walter Tigges fez questão de nos ensinar”, ressaltou Fabrício.

O presidente do SINDIMETAL/PR também manifestou o seu contentamento com a homenagem ao industrial: “Esta condecoração representa o reconhecimento de um empresário do nosso setor por todo o esforço e trabalho dispendido ao longo de anos de atividades, e que muito contribuíram em prol do fortalecimento da indústria paranaense”, declarou Tigrinho.

wt

Walther Tigges – Nascido em Lagenberg, na Alemanha, em 1919, Walther Tigges veio com a família para o Brasil logo após a 1ª Guerra Mundial. Passou a infância e boa parte de sua juventude em Curitiba. Voltou à Alemanha para estudar, mas precisou interromper seus estudos por causa da guerra. Atingido por uma granada, ficou cego. Após vários tratamentos e cirurgias, recuperou parcialmente a visão. Em 1951, retornou ao Brasil. Em 1953, fundou a Técnica Nacional Ltda., fabricando bombas de ar para bicicletas, em Curitiba. Qualidade, seriedade e honestidade sempre foram o lema da empresa, refletindo a personalidade do fundador. Foram anos de dificuldades para a família, porém, com perseverança e fé o esforço foi gradualmente recompensado. Em 1966, a Técnica Nacional mudou-se para sede própria e expandiu sua atuação. Foi em 1998, a Técnica Naciona esta­beleceu parceria com uma empresa italiana, a FGV Formenti & Giovenzana, do mesmo ramo de ferragens para móveis, importando e exportando produtos italianos e brasilei­ros. Essa parceria proporcionou a fusão das empresas em janeiro de 2000, surgindo as­sim, a FGVTN BRASIL, tornando-se empresa líder de mercado com renome de qualidade. Com um pensamento que ia além do seu tempo, acreditava que o associativismo era um poderoso instrumento de estímulo e apoio ao desenvolvimento industrial e, consequentemente, o caminho para o fortalecimento e união da indústria nacional. Tigges faleceu em 2013, em Curitiba, aos 94 anos.