Reunião de RH do SINDIMETAL/PR debate a “Comunicação nas Relações Trabalhistas e Sindicais”

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Não é de hoje que as empresas buscam o envolvimento de seus trabalhadores nas atividades e objetivos do negócio. Porém, este ainda é um grande desafio a ser superado pelos CEOs, profissionais de RH e líderes da empresa, na medida em que o sucesso deste engajamento depende e muito da boa comunicação entre as partes. Nesse sentido, a informação assume um papel de extrema importância nesse processo. Como, então, manter ou implantar uma comunicação eficaz nas relações do trabalho?

Este foi o tema apresentado durante a reunião do Grupo de RH neste mês de setembro, que aconteceu dia 20, na sede do SINDIMETAL/PR. Na ocasião, o consultor e professor da FAE Business School, Kassem Mohamed El Sayed, fez uma análise sobre comunicação interna nas empresas e qual o impacto deste processo nas relações de trabalho.

Comunicação interna, de acordo com o professor, é uma rede, ou ainda, um sistema de canais, veículos ou interfaces de fluxo de informações globais que tem por desafio informar, conscientizar, mobilizar, motivar e transformar o relacionamento dentro das organizações.

“Essa rede deve ser muito bem acertada, definindo qual o melhor canal para se comunicar com o empregado, e que deve ser comandada por alguém forte na empresa. E o RH será o artífice no processo. Ele que vai achar o melhor método e técnica para transformar o relacionamento dentro das empresas, o que exigirá deste profissional um posicionamento menos operacional e mais estratégico”, declara o professor.

Segundo Sayed, para que haja uma eficácia neste processo é necessário que os profissionais envolvidos se atentem para pontos importantes tais como: conhecer seu público e ser honesto ao informar; ser agente da mudança e interprete da cultura organizacional; não subestimar o poder da cultura coorporativa; estimular nos colaboradores o sentimento de pertencimento; encorajar o aprendizado e o crescimento contínuo das pessoas; criar um clima que estimule desafios e a criatividade e inspirar o entusiasmo.

“Comunicação interna é pele a pele, é olho no olho, é calçar o sapato de segurança, andar pela fábrica e conversar com o empregado. Além disso, é preciso manter uma relação de proximidade com o colaborador. Se a empresa não fizer isso, tem alguém que fará isso por ela!”, finaliza Sayed.