PRIMEIRO EVENTO DO ANO NO SINDIMETAL/PR DEBATE  SOBRE AS NOVAS OBRIGAÇÕES DAS EMPRESAS NO COMBATE AO ASSÉDIO E OUTRAS FORMAS DE VIOLÊNCIA NO TRABALHO

O SINDIMETAL/PR, por meio do seu Departamento Jurídico e do seu Grupo de Recursos Humanos (GRH), realizou a palestra abordando as “Novas Obrigações das empresas no Combate ao Assédio e outras formas de Violência no Trabalho”, previstas na Lei 14.457/22.  O evento aconteceu no último dia 06-02-2024, na sede do sindicato, por ocasião da primeira reunião do ano do Grupo de Recursos Humanos.

Para explanar sobre o assunto o SINDIMETAL/PR convidou a advogada e sócia fundadora da Alonso Pistun Advocacia e Consultoria Empresarial, Izabella Alonso Soares. Na ocasião, Izabella contextualizou a Lei 14.457/2022 e destacou os principais pontos do texto que determinam a adequação das empresas ao combate ao assédio sexual, moral e outras formas de violência, como atos discriminatórios, no ambiente de trabalho.

Em sua fala, Izabella apontou os caminhos para a inclusão de um código conduta no regimento interno da empresa, além da abertura de um canal de denúncia para tratar casos de assédio que porventura ocorram na empresa.

Izabella discorreu, ainda, sobre os efeitos negativos do descumprimento, pelas empresas, das obrigações previstas na lei, que vão desde multas até a perda da reputação da empresa no mercado.

Ao final do evento os participantes tiveram a oportunidade de debater o assunto, esclarecer dúvidas e trocar experiências. O evento contou com a participação de aproximadamente 30 profissionais de empresas associadas ao Sindicato.