O SINDIMETAL/PR promoveu na manhã de ontem, 16/09/2021, a palestra: “A LGPD ESTÁ aí! E agora?”. O evento on-line aconteceu pela plataforma Zoom e foi conduzido pelo sócio-diretor da empresa Catech, Luiz Gustavo Cabral.
Durante a live Cabral contextualizou a LGPD, relembrou seus princípios e explicou como será a atuação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão vinculado ao Governo Federal, que fará as fiscalizações. Também mencionou quais sanções podem ser aplicadas às organizações que descumprirem o regramento a partir de agora.
Durante sua apresentação Cabral alertou sobre as punições que a ANPD pode aplicar às empresas. De acordo com o especialista, a qualquer momento as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, podem ser fiscalizadas pela ANPD. Por isso há a necessidade de estarem alinhadas com os princípios-chave da LGPD, que são a finalidade, a mínima coleta e a mínima retenção, para evitarem possíveis sanções.
“Se as empresas entenderem os três princípios-chave da proteção de dados, entenderão qual o objetivo da LGPD. A lei diz que eu só posso usar dados das pessoas para uma finalidade clara e, ainda assim, eu devo comunicar e solicitar ao proprietário do dado a coleta e o uso dessas informações. Isso significa que se eu não tiver uma finalidade clara eu não posso reter dados pessoais dentro da organização. Isso é proibido a partir de agora! E no momento que você não precisa mais dos dados, é preciso eliminá-los”, explicou Cabral.
A matéria completa sobre o evento será veiculada na próxima semana, em novo episódio do podcast do SINDIMETAL/PR.
Participaram do evento representantes das empresas associadas ao SINDIMETAL/PR.