PALESTRA NO SINDIMETAL-PR DEBATE OS TEMAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E GESTÃO DE CARBONO

Com o objetivo de debater e alertar sobre os impactos das mudanças climáticas e trazer para pauta como as empresas podem implementar práticas que contribuam para um futuro verde e uma economia sustentável, o SINDIMETAL-PR promoveu no último dia 20 de outubro, na sede da entidade, a palestra “Mudanças Climáticas: da Regulamentação à Gestão Eficiente de Carbono das Empresas.

O evento contou com as apresentações da advogada socioambiental, Luiza Furiatti, do escritório Pineda & Krahn, e das representantes a empresa Ingee Inovação Sustentável, a co-fundadora e engenheira ambiental Jéssica de Miranda Paulo, e a analista ambiental júnior, Lisa Isabella Fischer.

Abrindo os debates, a advogada Luiza começou a sua apresentação abordando os danos climáticos que o planeta vem sofrendo, e apresentou dados onde mostram a previsão de aumento na temperatura global até 2050, além de contextualizar as leis que versam sobre importantes questões ambientais no Brasil.

A profissional destacou as tendências globais para a agenda climática apresentadas durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, incluindo a emissão e o aumento do valor do carbono, que afeta diretamente a economia das nações. Luiza pontuou, também, a importância de compromissos das empresas com a redução das emissões de CO2, a adoção de hidrogênio verde, a implementação de uma economia circular e a neutralidade de emissões de carbono até 2050.

“A solução para enfrentar uma crise climática vai muito além de recursos financeiros. O que realmente faz a diferença é um planejamento cuidadoso, uma execução eficaz, além de conscientização e educação de toda população. É fundamental que cada indivíduo, empresa e governo compreenda a gravidade do problema e esteja comprometido com a adoção de ações concretas para mitigá-lo” reforça a advogada.

Na sequência, Jéssica e Lisa, representantes da Ingee Inovação Sustentável, complementaram as informações apresentadas por Luiza, citando dados extraídos do sexto relatório de avaliação do Painel Intergove, documento produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê um aumento preocupante da temperatura do planeta para 3,2 graus Celsius até 2100.

As profissionais apresentaram, durante sua fala, o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, cujo objetivo é manter um diagnóstico das fontes de emissão gerados por organizações, cidades, estados e países. Elas destacaram os benefícios que a implementação efetiva desse inventário pode trazer para a indústria, incluindo a redução de custos de energia, recebimento de certificações, como o Programa Selo Clima Paraná e, sobretudo, prepara a empresa para as futuras legislações ambientais.

Após as apresentações foi aberta uma sessão para perguntas e esclarecimento de dúvidas. Participaram do evento representantes das empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL-PR.

Fotos e Texto: Fernanda Rottschaefer (estagiária em treinamento)