Novo Processo de Exportação no âmbito do Portal Único de Comércio Exterior

exportacao

O Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior e Receita Federal iniciaram uma enquete sobre mudanças nos processos de comércio exterior, que ficará disponível até 30 de outubro.

Encaminhamos abaixo o e-mail marketing criado pela CNI para apoio na divulgação da consulta, já divulgados às federações de indústria e publicado no Portal da Indústria: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/imprensa/2015/10/1,74390/cni-convoca-empresarios-a-participar-de-consulta-publica-sobre-novo-fluxo-de-exportacao.html

Trata-se de oportunidade para que o setor privado apresente sugestões e comentários sobre a proposta de aperfeiçoamento do novo processo de exportação que será implantado em breve no Portal Único de Comércio Exterior. O Portal Único visa a reformulação dos processos de exportação, importação e trânsito aduaneiro, e busca desburocratizar e modernizar procedimentos para torná-los mais eficientes, harmonizados e integrados entre todos os envolvidos no comércio exterior no Brasil.

O Novo Fluxo de Exportação será o primeiro módulo do Portal Único a ser entregue aos operadores de comércio exterior, despachantes, operadores logísticos e agentes de carga. Ele nasce do mapeamento de todo o processo de exportação pelo Instituto Procomex, que é uma parceria entre governo e a Confederação Nacional da Indústria – CNI.

Buscando a continuidade de contribuição do setor privado, foi elaborada a Cartilha do Novo Processo de Exportação, que apresenta o detalhamento deste processo e a especificação do sistema de exportação que irá gerenciá-lo. Os objetivos são divulgar os principais benefícios do novo processo de exportação aos exportadores e estimular a participação com comentários e contribuições para melhor atender às necessidades dos intervenientes e permitir a redução nos prazos da operação.

1- Cartilha: Novo Processo de Exportação:  Clique Aqui

2- Consulta ao Setor Privado – Processo de Exportação: Clique Aqui