MARÇO- MÊS EM QUE SE COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 8 de março é comemorado o “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”. Apesar das mulheres terem conquistado direitos relevantes e legítimos ao longo dos anos e por muito tempo negados a elas, ainda existem muitos desafios a serem superados, obstáculos que ainda incluem desigualdades de gênero e salarial, violências de todos os tipos, bem como questões relacionadas ao Trabalho de Cuidado.

Sobre esse último tema, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua de agosto de 2023 revelou que, no Brasil, são gastas, em média, 17 horas semanais dedicadas aos afazeres domésticos e/ou ao trabalho de cuidado de pessoas. E são as mulheres que ocupam quase o dobro do tempo que os homens com essas tarefas. Essa sobrecarga de trabalho impede, muitas vezes, as mulheres de ocuparem espaços de liderança, de terem um momento de lazer para cuidarem de seu bem estar.

Portanto, para além das homenagens, é importante refletir sobre essa responsabilidade do trabalho de cuidado que, em sua maioria, é imposto às mulheres.

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas que se destina a promover o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero; está empenhada em trazer o tema para o debate.

Neste ano já realizou, no final de fevereiro, o Seminário internacional “Entre o Global e o Local” que tratou do tema e, também, está veiculando em seus meios de comunicação uma campanha que objetiva esclarecer sobre a importância da coparticipação dos familiares no Trabalho de Cuidado, campanha que o SINDIMETAL/PR republica hoje, em suas redes sociais.

Vale a reflexão!

Assista no Youtube:

Seminário Internacional “Entre o Global e o Local”

Você pode se interessar

Compartilhe

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.