Institucional

Sobre nós

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná, entidade representativa de classe de primeiro grau, filiado à Federação das Indústrias do Estado do Paraná, teve sua carta sindical expedida em 30/11/1959.

A Categoria econômica representada é a da Indústria do ferro (siderurgia), Indústria de trefilação e laminação de metais ferrosos, Indústria da fundição, Indústria de artefatos de ferro e metais em geral, Indústria de serralheira, Industria da Mecânica, indústria de proteção, tratamento e transformação de superfícies, Indústria de balanças, pesos e medidas, Indústria de cutelaria, Indústria de estamparia de metais, Indústria de móveis de metal, Indústria da construção naval, Indústria de materiais e equipamentos rodoviários e ferroviários (compreensiva das empresas industriais fabricantes de carrocerias para ônibus e caminhões, viaturas, reboques e semi-reboques; locomotivas, vagões, carros e equipamentos ferroviários; motocicletas, motonetas e veículos semelhantes), Indústria de artefatos de metais não ferrosos, industria de geradores de vapor (caldeiras e acessórios), Indústria de parafusos, porcas, rebites e similares, Indústria de condutores elétricos, trefilação e laminação de metais não ferrosos, Indústria de peças para automóveis e similares, Indústria da construção aeronáutica, Indústria de funilaria, Indústria da forjaria, Indústria de preparação de sucata, ferrosa e não ferrosa, Indústria de artigos e equipamentos odontológicos, médicos e hospitalares, Indústria da informática, Indústria de rolhas metálicas.

A abrangência se dá na seguinte base territorial: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Antonina, Antônio Olinto, Alto do Iguaçu, Araucária, Balsa Nova, Bituruna, Boa Ventura de São Roque, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campina do Simão, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cândido de Abreu, Candói, Cantagalo, Cerro Azul, Coioxim, Colombo, Contenda, Cruz Machado, CURITIBA (sede), Doutor Ulisses, Espigão, General Carneiro, Fazenda Rio Grande, Fernandes Pinheiro, Foz do Jordão, Guamiranga, Guarapuava, Guaraqueçaba, Guaratuba, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Itaperuçu, Laranjal, Lapa, Laranjeiras do Sul, Mallet, Mandirituba, Manoel Ribas, Marquinhos, Matinhos, Mato Rico, Morretes, Nova Laranjeiras, Nova Tebas, Palmital, Paranaguá, Paula Freitas, Paulo Frontin, Piên, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Pitanga, Pontal do Paraná, Porto Barreiro, Porto Vitória, Prudentópolis, Quatro Barras, Quedas do Iguaçu, Quitandinha, Rebouças, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Azul, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Santa Maria do Oeste, São João do Triunfo, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Teixeira, Tunas do Paraná, Soares, Tijucas do Sul, Turvo, União da Vitória, Virmond e outros municípios que forem desmembrados destes.

O SINDIMETAL/PR é administrado por uma Diretoria composta de 07 (sete) membros, sendo o Presidente, e seis Vices-Presidentes, os quais ocupam as funções de Vice-Presidência (1º e 2º), Tesouraria (3º e 4º) e Secretaria (5º e 6º). Conta, ainda, com um Conselho Fiscal composto por 03 (três) membros efetivos e 03 (três) suplentes. O mandato da Diretoria, quanto do Conselho Fiscal, é de quatro anos, sendo possível a reeleição dos membros da diretoria para os mesmos cargos. O mandato em curso iniciou-se em maio/2022, encerrando-se em maio/2026, gestão esta presidida pelo empresário Sr. Julio Cesar Maciel.

Quanto à organização operacional da Entidade, conta a mesma com, basicamente, quatro departamentos, que são Secretaria, Financeiro/Tesouraria, Jurídico Serviço social e Gerencia Institucional/Comércio Exterior. Para tais atividades o SINDIMETAL/PR conta com os colaboradores contratados segundo o regime celetista, assessores autônomos, e empresas especializadas nas áreas técnicas.

Crenças e Valores

• Respeito;
• Comprometimento;
• Ética;
• Transparência;
• Diálogo.

Negócio

Representar o segmento Metal Mecânico e de Materiais Elétricos.

Missão

Apoiar, representar e defender os interesses do setor.

Visão

Tornar o Sindimetal-PR referência nacional na representação dos interesses das indústrias do setor.

Abrangência das Relações Trabalhistas

No aspecto trabalhista, mantém contato e celebra convenções  com os Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Grande Curitiba, de Guarapuava, de Irati e de Paranaguá, sendo a data-base destas categorias 1º de dezembro. Além dos Sindicatos dos Metalúrgicos, também são estabelecidas negociações com Sindicatos de  técnicos de segurança, motoristas, vendedores, técnicos industriais, entre outros, todos categorias diferenciadas organizadas em sindicatos. Assim, a legislação a ser observada pelas empresas, especificamente na área de relações do trabalho, consiste na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), legislação esparsa afim e as Convenções Coletivas de Trabalho.

Aspectos Relativos à Filiação

As empresas não associadas (filiadas) são aquelas cadastradas junto à Entidade em função da atividade desenvolvida no setor metalúrgico, mecânico, ou de material elétrico. Estas empresas não pagam mensalidade, mas, podem estar contribuindo com o Sindicato e estar usufruindo da representação e dos serviços prestados através do pagamento da Contribuição Sindical, ou da Contribuição Confederativa.

A contribuição Sindical é prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), artigos 578 e seguintes, tem seu valor calculado em função do capital social da empresa, e passou a ser considerada facultativa a partir da Lei nº 13.467/2017 (Reforma Trabalhista).

Já a Contribuição Confederativa é prevista na Constituição Federal de 1988, artigo 8º, § IV, e tem seu valor calculado em função do número de empregados da empresa. Tem seus valores fixados pela Assembleia Geral nas seguintes proporções:

a) empresas que possuam até 10 empregados: R$ 274,00 (duzentos e setenta e quatro reais);
b) empresas que possuam mais de 10 empregados: R$  25,50 (vinte e cinco reais e cinquenta centavos) por empregado.

Ainda, em se tratando da Contribuição Confederativa, qualquer empresa pode solicitar parcelamento junto ao Sindicato, desde que não possuam outros débitos perante a Entidade. As empresas associadas à Entidade são aquelas que, além das contribuições acima citadas, associam-se voluntariamente ao Sindicato, pagando mensalidade, e contam com serviços e atendimento diferenciado.

Tal se dá por meio de preenchimento de formulário expedido pelo Sindicato, sem taxa de inscrição ou adesão. A mensalidade tem seu valor estipulado em razão do número de empregados das empresas e varia nas seguintes proporções:

Abrangência dos Serviços

Sistema Gestão da Qualidade

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná – SINDIMETAL/PR mantém um Sistema de Gestão de Qualidade com base nas normas ISO 9001:2015 que é controlado por meio de processos atualizados e monitorados, tendo como algumas de suas principais ações a análise de riscos, planejamento estratégico, melhoria continua e satisfação dos seus clientes.

O escopo de nossos processos e Gestão da Qualidade é a “Prestação de Serviços de Informação, Capacitação e Orientação às Empresas do segmento Metalmecânico”.

 

Política de Qualidade

Fornecer serviços de consultoria, assessoria jurídica e capacitação às empresas filiadas e associadas, por meio do desenvolvimento da competência dos seus funcionários, satisfazendo os requisitos aplicáveis e melhorando continuamente o SGQ.

 

Objetivos de Qualidade

• Fornecer serviços de consultoria, assessoria jurídica e capacitação às empresas filiadas e associadas;
• Desenvolver a competência dos seus funcionários;
• Satisfazer os requisitos aplicáveis;
• Melhorar continuamente o SGQ.

Diretoria

Diretoria gestão de 2022 a 2026.

Julio Cesar Maciel

Presidente

Nelson Roberto Hubner

1º Vice-Presidente

José Luis Rauch

2º Vice-Presidente

Lauro Pastre Junior

3º Vice-Presidente

Edsel Rolf Schwarz

4º Vice-Presidente

Bernardo Luiz Coelho

5º Vice-Presidente

Luiz Jair Minatti

6º Vice-Presidente

Tomas Christian Hogan

Conselho Fiscal

Cleuber Lodovico

Conselho Fiscal

Carlos Benecke

Conselho Fiscal

Marcelo Szczepanik

Conselho Fiscal

Edward Borgo

Conselho Fiscal

Altedânio Vieira

Conselho Fiscal

Adalberto Boff Cardoso

Diretor Convidado

Dante Luiz Pangrácio

Diretor Convidado

Eugênio Fumagalli Filho

Diretor Convidado

Ruben Rumpi Caetano

Diretor Convidado

Alcino de Andrade Tigrinho

Conselho de Ex-Presidentes

Roberto Sotomaior Karam

Conselho de Ex-Presidentes

Élcio Jose Rimi

Conselho de Ex-Presidentes

GALERIA DE PRESIDENTES DO SINDIMETAL/PR

João Mueller

1º PRESIDENTE
1941

João de Oliveira Franco Filho

2º PRESIDENTE
1960-1974

Gilberto Borges

3º PRESIDENTE
1974-1989

Luiz Antonio Borges

4º PRESIDENTE
1989-1995

Elcio José Rimi

5º PRESIDENTE
1995-2002

Roberto Sotomaior Karam

6º PRESIDENTE
2002-2010

Alcino de Andrade Tigrinho

7º PRESIDENTE
2010-2022

Julio Cesar Maciel

8º PRESIDENTE - Atual Presidente
2022 -2026

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.