O horário de verão, que teve início no terceiro domingo de outubro de 2014, termina no próximo dia 22 de fevereiro, data em que os relógios deverão ser atrasados em uma hora. O principal objetivo do Horário de Verão é a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de pico.
O governo federal pensou em estender o horário devido à crise hídrica no País, que tem afetado a geração de energia elétrica. Porém, o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou que tal medida não seria tomada uma vez que a economia prevista para o ano não será significativa.
O Horário de Verão foi instituído pelo Decreto-Lei nº 4.295, de 13 de maio de 1942, e regulamentado em caráter permanente pelo Decreto da Presidência da República nº 6.558, de 08 de setembro de 2008.
Assim que foram definidas datas para a mudança de horário e fixada a duração da medida em quatro meses, ficou estabelecido que o horário de verão inicia no terceiro domingo de outubro e encerra no terceiro domingo de fevereiro.
A única exceção ocorre quando a dia coincidir com as festividades de Carnaval, como aconteceu neste ano. Neste caso, o encerramento do horário é adiado para o final de semana subsequente (22 de fevereiro).