DIRETORIA DO SINDIMETAL/PR RECEBE O PRESIDENTE DO SISTEMA FIEP

Na última terça-feira (11/06/2024), o presidente do SINDIMETAL/PR, Julio Cesar Maciel, acompanhado de sua diretoria, recebeu o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson José de Vasconcelos. O encontro ocorreu na sede do Sindicato durante a reunião mensal da diretoria.

O objetivo da reunião foi, além de fortalecer os vínculos entre o SINDIMETAL/PR e a FIEP, trazer um panorama do plano de gestão que vem sendo implementado durante os oito meses da gestão de Edson Vasconcelos à frente da presidência da FIEP.

Em sua apresentação, Vasconcelos trouxe uma análise das atividades realizadas pela FIEP até então, destacando pautas importantes para a indústria paranaense, como a necessidade de reaproximação da FIEP com as indústrias do interior do Estado, bem como a formulação de uma política industrial visando a melhoria do ambiente de negócios, o aumento da capacidade produtiva, a competitividade e a ampliação do mercado para as indústrias do Paraná. Estes pontos foram enfatizados pelo presidente da FIEP como fundamentais para o desenvolvimento do setor.

Vasconcelos mencionou, ainda, a implementação de Fóruns Regionais e Conselhos Setoriais e Temáticos, para identificação de demandas, discussão de medidas de solução de problemas e desenvolvimento das indústrias, os quais já estão estabelecidos e em funcionamento.

Questionamentos da Diretoria do SINDIMETAL/PR

Durante a reunião os membros da diretoria do SINDIMETAL/PR levantaram questões essenciais para o setor industrial, tais como a facilitação do acesso às linhas de crédito, a melhoria da eficiência energética, a manutenção das malhas viárias e do sistema modal para garantir uma melhor fluidez no transporte de cargas até os principais terminais portuários nacionais.

Além disso, foi destacada pelos diretores a necessidade de incentivo à cadeia produtiva do setor automotivo, a preocupação com a empregabilidade e o papel do Sistema FIEP em relação às políticas educacionais voltadas à qualificação de mão-de-obra para o segmento industrial.

Ao encerrar a reunião, Julio Maciel expressou seus agradecimentos pela presença de Vasconcelos e à equipe que o acompanhou, ressaltando a importância do encontro para o fortalecimento de um diálogo aberto e franco com a Federação. E expressou, ainda, a sua expectativa de que os anseios do segmento sejam gradualmente atendidos em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva paranaense.