Quais as medidas a serem tomadas nos próximos anos objetivando a competitividade das indústrias Paranaenses? Como os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) podem contribuir com as necessidades das empresas? Quais as opções de crédito disponíveis às empresas? Foram esses os temas debatidos durante o 5º Encontro de Articulação do Grupo de Trabalho Competitividade do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), realizado na manhã desta quinta-feira (05) na sede do SINDIMETAL/PR.
O encontro foi aberto pelo vice-presidente do sindicato, Nelson Roberto Hübner, que recepcionou os presentes. “Bom dia a todos. Sintam-se em casa. Espero que esta reunião seja o mais profícua possível e que coloquemos em evidência todas as sugestões e críticas construtivas durante o encontro. Aproveitando a oportunidade para debater, também, o panorama industrial no estado do Paraná, que afeta ou não a nossa atividade industrial’, finaliza.
Após a abertura a equipe do sistema FIEP e técnicos da Fomento Paraná apresentaram um estudo que traça um cenário de crédito no estado do Paraná e desenha rotas estratégicas que apontam caminhos para o fortalecimento e desenvolvimento dos setores industriais no Estado, bem como as expectativas de futuro.
O Grupo colocou a formação profissional como um fator fundamental para o desenvolvimento da indústria. Nesse sentido, o Grupo reiterou a necessidade de maior parceria entre instituições de ensino e empresas, a fim de preparar o futuro profissional para atender a demanda e a exigência do setor.
Ao final do encontro, os participantes receberam o material “Propostas para a Competitividade da Indústria Paranaense”, tratado durante o debate