“Descobri que o mundo é meu, pois sou mulher.” Com essa frase, a psicóloga e especialista em saúde mental Lúcia Fernandes iniciou a palestra Donas de Si: O Mundo é Seu!, realizada no último dia 23 de outubro de 2024, na sede do SINDIMETAL-PR. O evento, em alusão ao Outubro Rosa, teve por objetivo conscientizar sobre saúde emocional, autoestima e autocuidado, destacando a relevância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Após a abertura da atividade feita pela superintendente do SINDIMETAL-PR, Tania Rinaldi, Lúcia convidou a superintendente a compartilhar sua perspectiva sobre a frase “O mundo é meu”.
“O mundo é meu porque eu corri atrás”– afirmou Tania. A declaração refletiu a essência do evento, que é fortalecer o feminino e a valorização da jornada de cada mulher, sobretudo, a conscientização sobre a importância de manter uma boa saúde como base para o exercício de papéis fundamentais nas atividades do dia a dia.
Após esta breve introdução Lúcia aprofundou a discussão sobre o câncer de mama, enfatizando a importância de procurar regularmente um médico. “O câncer não é o fim. Câncer tem cura! E quando há um diagnóstico precoce, as chances de cura são elevadas”, destacando a importância das consultas médicas regulares e do autocuidado.
A palestra também promoveu uma reflexão sobre autoestima, com a psicóloga abordando o tema e trazendo o significado desse conceito para as participantes. As respostas destacaram o amor-próprio e o bem-estar consigo mesma, além da relevância do autocuidado. Lúcia abordou fatores que podem impactar a autoestima, como a comparação, a ansiedade e a falta de confiança no próprio potencial. “Mude a maneira como você se sente, mudando a maneira como você se trata”, aconselhou, reforçando a importância da autoaceitação.
Ao final, foi realizado um sorteio entre as participantes, marcando de forma descontraída o encerramento do evento.
Fotos e Texto: Myriam Veiga e Fernanda Rottschaefer (em estágio)