EFEITO CHINA FOI O TEMA DO 8º ENCONTRO DA GOVERNANÇA METAL CONECT

Na última terça-feira (24/09/24), ocorreu o 8º Encontro da Governança Metal Conect, reunindo empresários e representantes do setor metalmecânico para discutir o tema “Efeito China: Conexões e Desafios no Novo Cenário Global”. O evento, realizado na sede da Metalúrgica Pastre Ltda, em Quatro Barras, abordou o impacto da China na economia mundial e como as empresas brasileiras podem explorar as novas oportunidades de negócios. Além das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de realizar um tour pela Metalúrgica Pastre Ltda.

O presidente do SINDIMETAL-PR, Júlio Cesar Maciel, foi uma das lideranças responsáveis pela abertura do evento. Em seu discurso, destacou a parceria com o Sebrae-PR/Regional Leste em relação as atividades da Governança Metal Conect.

“É uma grande satisfação estar aqui hoje na empresa Pastre. O Sr. Lauro Pastre, que é um dos nossos vice-presidentes, tem sido uma peça fundamental para o desenvolvimento das atividades do SINDIMETAL-PR. Em relação à Governança Metal Conect, o objetivo desses encontros é apoiar as empresas do segmento, trazendo temas relevantes para a cadeia produtiva e promovendo a troca de conhecimentos e a integração entre diversos atores do segmento. Desde o início, essa iniciativa tem se mostrado um sucesso, e muito me orgulha. Desejo que este encontro seja repleto de aprendizado e troca de experiências. Boa atividade a todos”, concluiu.

Os debates

Durante a abertura dos debates, o presidente do  SINDIMETAL-PR, Julio Maciel levantou uma questão importante sobre a potência da China no cenário global. Ele enfatizou que a China não é mais a mesma de antes, citando a ascensão de marcas conhecidas internacionalmente nos segmentos automotivo, eletrônico e na moda. “A produção em escala no país alcançou um nível de perfeição surpreendente, o que torna a competição extremamente desafiadora. Além disso, é importante considerar os custos envolvidos, que agravam ainda mais essa realidade competitiva”, destaca Maciel.

O painel contou com a presença de importantes nomes, como o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Chiu Po Cheng, que compartilhou sua trajetória de imigração e destacou a necessidade de uma maior conexão entre Brasil e China para fortalecer as relações comerciais. Cheng enfatizou a importância de missões empresariais ao país asiático, ressaltando as oportunidades que essa parceria pode proporcionar.

Já Higor de Menezes, gerente de relações internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), trouxe a sua experiência acumulada ao longo de mais de uma década na Ásia. Menezes ressaltou a importância da cooperação entre as indústrias brasileiras e asiáticas, além de discutir pontos sobre a econômica da China e o seu reflexo nas relações com a América Latina.

O professor Demian Castro, da Universidade Unicamp, apresentou uma análise acadêmica sobre o impacto do crescimento chinês na economia global. Segundo ele, o avanço da China nos últimos 40 anos posicionou o país em destaque, mas trouxe desafios para o Brasil, especialmente em relação à industrialização e competitividade. Castro defendeu a necessidade de uma política industrial consistente e de longo prazo para potencializar o desenvolvimento industrial brasileiro.

Osmar Teiji Yamawaki, diretor da empresa Daiken Elevadores, compartilhou sua experiência no mercado de importação de produtos da China, enfatizando a importância de explorar alternativas econômicas e promover a integração comercial entre Brasil e China. Durante o evento, ele destacou que essa estratégia pode ser fundamental para aumentar a competitividade das pequenas empresas no Brasil.

Tour pela Pastre

Antes do início dos debates, os representantes da Pastre e seu diretor, Lauro Pastre Junior contaram a trajetória da empresa, que completa 50 anos de história em novembro. “É um prazer receber todos vocês na sede da Pastre hoje. Estamos aqui não apenas para compartilhar nossa história, mas também para contribuir para o aprimoramento do conhecimento de cada empresa presente. Espero que este encontro seja enriquecedor para todos”, afirmou.

História de Sucesso

Desde sua fundação, a Pastre se destacou pela inovação e pela busca constante de qualidade em seus produtos, contribuindo significativamente para o fortalecimento do setor automotivo no Paraná. Ao longo dos anos, a empresa ampliou sua capacidade produtiva e investiu em tecnologia e capacitação de profissionais.

A Pastre também estabeleceu parcerias com importantes montadoras e fornecedores, impulsionando a cadeia produtiva local. Comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social, a empresa se firmou como uma das principais empresas do setor no estado. Com uma visão voltada para o futuro, a empresa continua a contribuir para o desenvolvimento econômico da região, gerando empregos e fomentando a inovação.

Após os debates, os membros da Governança realizaram uma visita à sede da Pastre, uma fabricante de implementos rodoviários. Durante o tour, tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de produção da empresa.

A Governança Metalmecânica é uma iniciativa do SEBRAE/PR – Regional Leste, em parceria com SINDIMETAL/PR, e tem por objetivo promover o desenvolvimento do setor metalmecânico, fortalecendo os atores da cadeia produtiva, com ações estruturantes e estratégicas de crescimento sustentável.Se sua empresa tem interesse em participar deste movimento, entre em contato conosco!