Na manhã da última quinta-feira (12/09/24), foi realizada, na sede do SINDIMETAL/PR, palestra que tratou do tema: “E hora de falar sobre saúde mental e emocional no ambiente de trabalho”.
Conduzida pelo CEO do Grupo Sagacy, Luiz Fernando da Silva, o objetivo do encontro foi debater o tema cada dia mais desafiador às empresas e como enfrentar esses desafios nas organizações, além de aprender a reconhecer os sinais de alerta, promovendo com isso um ambiente de trabalho mais saudável.
Na abertura do evento, Da Silva realizou uma dinâmica onde perguntou aos presentes sobre estresse, nervosismo e insegurança no ambiente de trabalho. A resposta da plateia foi unânime: todos já enfrentaram essas situações.
Após o questionamento, Da Silva destacou a relevância do tema: “Falar de saúde emocional é um assunto que deve estar presente na minha, na sua, e na vida de todos nós.”
Segundo o especialista, saúde mental e saúde emocional são conceitos distintos, mas se correlacionam, “a saúde mental refere-se a transtornos clínicos. Enquanto a saúde emocional envolve a autogestão de emoções, ou seja, são os desafios diários que todos enfrentamos”, explicou Da Silva.
Na ocasião, foram apresentados dados da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) que revelam que 80% dos pensamentos diários das pessoas são negativos. Segundo o CEO da Sagacy esse panorama é preocupante, pois a mente não reconhece a diferença entre a realidade e a imaginação, levando as pessoas a tornar realidade aquilo que pensam.
Além disso, o palestrante destacou que a saúde mental e emocional dos colaboradores impacta diretamente na produtividade das empresas. “A Organização Mundial da Saúde afirma que a cada US$ 1 (hum dólar) investido em ações que promovem a saúde mental, há um ganho de US$ 4 (quatro dólares) em produtividade. Isso ocorre porque, com trabalhadores saudáveis a produtividade aumenta consideravelmente”, informou Da Silva.
O CEO do Grupo Sagacy informou em sua apresentação o impacto direto do ambiente laboral no bem-estar das pessoas. Ele ressaltou que estresse e grandes responsabilidades ou até mesmo gestões abusivas podem resultar em uma pressão excessiva, levando os colaboradores a se sentirem sobrecarregados e, em casos mais graves, a desenvolverem a síndrome de Burnout. “Se a cultura da sua empresa é desestruturada, você faz parte de uma empresa adoecida”, declara Da Silva.
A NR1
Com a atualização da Norma Regumentadora – NR-01, Da Silva alertou que, a partir de 27 de maio de 2025 será obrigatório para as empresas apresentarem laudos psicossociais que garantam a saúde mental e emocional dos seus colaboradores.
Durante sua apresentação, o CEO do Grupo Sagacy fez o alerta sobre decisões judiciais recentes sobre o tema, bem como propôs soluções para minimizar problemas no ambiente de trabalho, além de enfatizar a importância de compreender as particularidades de cada situação e sugeriu diversas práticas que podem ser utilizadas pelas empresas através do seu setor de Recursos Humanos, como a condução de pesquisas de clima organizacional, medidas que, segundo Da Silva, visam estreitar o relacionamento com os colaboradores, promovendo maior confiança e expectativas positivas.
Questionado sobre como o profissional de RH pode cuidar da própria saúde mental, Da Silva comentou sobre programas direcionados a estes profissionais, como a participação em grupos de RH, por exemplo, que podem dar um suporte e um apoio emocional necessário, além de uma troca eficiente de informações.
Participaram do evento representante das empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR.
Fotos e Texto: Fernanda Rottschaefer (estagiária em treinamento)