7º ENCONTRO DA GOVERNANÇA METALCONNECT ABORDA O TEMA FINANCIAMENTO E LINHAS DE CRÉDITO PARA INDÚSTRIAS

Um dos desafios enfrentados pelas empresas, independentemente do segmento em que atuam, é o acesso a linhas de crédito, recurso essencial para que seus negócios se fortaleçam. Para discutir como as empresas do setor metalmecânico podem obter financiamentos adequados ao desenvolvimento das suas atividades, o 7º Encontro da Governança MetalConnect, realizado no último dia 21/08/2024, abordou o tema linhas de crédito e financiamento.

Assim como ocorreu no mês anterior, as atividades foram realizadas em quatro empresas distintas: Engepoli, Tecpar, Manuservice e TJ Mecânica.

Na Engepoli o diretor técnico-comercial da empresa, Cassio Pissetti, abriu o evento com uma breve apresentação sobre a trajetória da empresa, fundada em 1999, em Colombo, e focada em soluções nas áreas de iluminação, ventilação e exaustão natural. Na sequência, a consultora de acesso a serviços financeiros do SEBRAE – Regional Leste, Alissele Liceski, e o agente de crédito da Fomento Paraná, Wesley Araújo, ministraram a palestra principal, abordando sobre as diversas linhas de investimento e como as empresas podem obter financiamento adequado a seus projetos.

No Tecpar João Baptista de Lima Guimarães, do Núcleo de Acesso ao Crédito do Sistema Fiep (NAC), apresentou as linhas de crédito disponíveis para a indústria metalmecânica. Na sequência, a analista de projetos de engenharia do BRDE, Patricia Marquart, explicou sobre o acesso às linhas de financiamento oferecidas pelo banco voltadas para a indústria e abordou a Linha Verde Sustentável, destinada a projetos com impacto socioambiental e climático.

Já na empresa Manuservice as consultoras da Cressol, Joyce Moura e Juliana Schueda, apresentaram as soluções financeiras da cooperativa. Elas explanaram quais os caminhos para que as empresas consigam financiamento pela Cressol e deram dicas de como adequar um projeto de inovação para obter financiamento, destacando o que pode ser financiado pela Finep e pela Cressol.

Na TJ Mecânica a analista de desenvolvimento da Fomento Paraná, Juliana Ares, explanou sobre as linhas de crédito disponíveis aos empresários, tanto para a finalidade de capital de giro, quanto para financiamento de investimentos fixos. Foram apresentadas as condições para cada tipo de linha, exigência de documentação e os empresários foram orientados quanto à preparação necessária para a solicitação de crédito, principalmente para os casos de financiamento de projetos de investimento, os quais, geralmente, apresentam as melhores condições de taxa e prazo quando comparados às linhas de empréstimo de capital de giro.

Ao final dos eventos os integrantes da Governança puderam conhecer os processos industriais e serviços ofertados pelas empresas anfitriãs.