SINDIMETAL/PR E SISTEMA FIEP LANÇAM PROGRAMA QUE BENEFICIA INDÚSTRIAS METALMECÂNICAS

Nesta quarta-feira (24/07/2024), foi realizado um evento no SINDIMETAL/PR cujo objetivo foi reportar às empresas os benefícios trazidos pelo Programa Indústria Cuide-se + SST, concebido pelo Sistema FIEP, bem como repassar informações importantes sobre a NR-12. O evento foi aberto pelo Presidente da casa, Julio Cesar Maciel, e pela Gestora Executiva, Tania Mara Rinaldi.

A primeira palestra foi realizada por Bruna Rutka, gerente de saúde e segurança do SESI para Curitiba e região metropolitana. Na apresentação, a profissional apresentou o “Programa Indústria Cuide-se + SST”, do SESI. Iniciado em junho desse ano de 2024 e com vigência de 24 meses, o programa tem o objetivo de apoiar as indústrias associadas no cumprimento das obrigações legais relacionadas à segurança e saúde no trabalho. Ainda, foi afirmado pela profissional que o Programa prevê a prestação, integralmente subsidiada, de serviços como: programas de saúde e segurança (PGR e PCMSO); LTCAT; Consulta Ocupacional; Cartão Sesi Viva + (sem mensalidade); e Convênio Estágio IEL (cobrança conforme demanda). As empresas terão a obrigação de contratar, pagando os custos respectivos, os exames estabelecidos no PCMSO e as Avaliações Quantitativas de agentes ambientais.

Segundo Rutka, para a adesão ao projeto é necessário que a empresa esteja cadastrada no Conecta Indústria, plataforma operada pelo Sindicato e pelo Sistema FIEP. O benefício poderá ser usufruído por empresas com CNPJ que tenha CNAE primário industrial e/ou FPAS industrial. Para finalizar a exposição, Bruna demonstrou uma simulação dos descontos oferecidos pelo Programa, considerando os pagamentos que as empresas realizam para elaboração do PGR, PCMSO e LTCAT, mais as consultas clínicas. Em um dos exemplos citados, uma empresa com 100 funcionários teria um desconto de mais de R$19.000,00 em 24 meses de utilização dos serviços.

PALESTRA NR12

Na sequência, foi realizada a palestra “Como evitar interdições e multas através da proteção de máquinas e equipamentos”. A especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho, Patricia Barbosa dos Santos, conduziu a atividade.

Durante sua apresentação, Patricia apresentou dados sobre acidentes de trabalho extraídos do relatório da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Governo Federal de 2021, última divulgação oficial disponibilizada. Conta que, segundo números recentes extraídos do sistema eSocial, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2023 ocorreram 500.000 acidentes de trabalho no Brasil, sendo destes 2.888 acidentes fatais, o que é considerado bastante elevado pela especialista.

O relatório também destacou que o estado do Paraná ocupa a terceira posição no ranking nacional de acidentes de trabalho, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. No entanto, quando considerados os estados do Sul do país, o Paraná lidera, seguido pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A especialista também discorreu sobre os principais agentes causadores de acidentes e contextualizou a Norma Regulamentadora 12 (NR12), que estabelece princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Patricia apresentou, segundo a Norma, requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, bem como os objetivos, metodologia, gerenciamento e apreciação de riscos. Enfatizou a importância da identificação dos riscos e das ações de proteção que as empresas devem implementar no ambiente de trabalho.

Partiparam da atividade representantes das empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR.

Fotos e Textos: Fernada Rottschaefer (em estágio) e Myriam Veiga

Você pode se interessar

Compartilhe

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.