6º ENCONTRO DA GOVERNANÇA METALCONNECT ABORDA TENDÊNCIAS DE INOVAÇÃO NO SETOR METALMECÂNICO

O auditório da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC) foi palco do 6º Encontro da Governança METALCONNECT. O evento, realizado no último dia 17/07/2024, trouxe o tema “Desbravando as Tendências de Inovação e Tecnologia para o Setor Metalmecânico” e reuniu empresários, especialistas e lideranças do município de Araucária para discutir o futuro da inovação para as indústrias metalmecânicas.

Organizado pelo SEBRAE/PR – Regional Leste, em parceria com o SINDIMETAL/PR, o encontro contou com palestras de especialistas importantes, entre os quais Cris Alessi, consultora em inovação e transformação digital, e Rafael de Tarso, professor de gestão e inovação da PUC.

Quem abriu as apresentações do dia foi o diretor de negócios do Grupo Hübner, José Luis Vasconcelos Martin. Em sua fala, Martin apresentou as atividades e os serviços oferecidos pelo Grupo Hübner, além de compartilhar a trajetória e os objetivos da empresa ao longo dessas quatro décadas de história.

“A Hübner sempre teve como meta a diversificação, não se limitando a um único mercado. Atualmente, o grupo presta serviços nos segmentos de energia, agrícola, rodoviário, ferroviário, automotivo, entre outros. Essa estratégia tem fortalecido nossa posição no mercado de forma significativa”, declarou.

Em seguida, os debates sobre as tendências de inovação no setor metalmecânico foram iniciados pela consultora de inovação e transformação digital, Cris Alessi. Durante sua fala, Cris Alessi destacou que a inovação é uma jornada contínua e persistente. Ela enfatizou que inovar é um processo desafiador e exigente, demandando um esforço significativo.

“Por esse motivo é tão importante que as empresas tenham uma visão clara de seu ecossistema interno e estejam preparadas para antecipar e, aos poucos, aplicar as novas tecnologias”, declarou Alessi.

Ela também ressaltou a importância de manter uma cultura organizacional que promova a aprendizagem contínua, inclusive através da experiência e superação de desafios dentro do ecossistema corporativo de inovação, incentivando, assim, o desenvolvimento profissional dos colaboradores e o crescimento da empresa.

Rafael de Tarso destacou as novas tendências tecnológicas e a importância da gestão da inovação nas empresas. Segundo ele, é fundamental que as empresas tenham linhas de pesquisa e inovação bem estruturadas. Contudo, o grande desafio percebido pelo professor é a ansiedade no processo de implementação.

“O grande desafio é como trazer a inovação para a fábrica e formar os colaboradores para que não sejam apenas usuários da tecnologia, mas que também possam tomar decisões baseadas no conceito de inovação. A partir daí teremos um suporte sólido no processo de gestão tecnológica. Esse é o ponto, e vejo que a indústria está caminhando nessa direção”, afirmou Rafael de Tarso.

Terminadas as explanações e esclarecidas dúvidas, os participantes fizeram uma visita técnica às instalações da Hübner, em Araucária. A visita permitiu aos presentes conhecer de perto as tecnologias e processos de inovação aplicados pela empresa, expostos pelo diretor de negócios, José Luis Vasconcelos Martin.

Se a sua empresa quer mais informações, ou tem interesse em participar da Governança METALCONNECT entre em contato com o SINDIMETAL/PR.

Confira as fotos da atividade acessando o Flickr do SINDIMETAL/PR

Você pode se interessar

Compartilhe

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.