5º ENCONTRO DA GOVERNANÇA METALMECÂNICA PROMOVE ENCONTRO COM VISITAS A PEQUENAS EMPRESAS DO GRUPO

Na manhã da última quarta-feira (25/06), as atividades do 5º Encontro da Governança Metalmecânica concentraram-se nas pequenas empresas que compõem o grupo. Os participantes, organizados em quatro grupos de dez pessoas, visitaram as empresas que integram a governança: Cassel Steel, Usinik Usinagem Industrial, Seyconel Automação Industrial e Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (IBEG). O evento proporcionou um ambiente rico para discussões e compartilhamento de conhecimentos entre os industriais.

Na Cassel Steel, Wilson Sckudlareck proferiu uma palestra sobre “Melhores práticas para aumentar a qualidade e produtividade industrial”, destacando estratégias essenciais para aprimorar os processos fabris.

“Gestão financeira eficiente e análise de custos na indústria” foi o tema apresentado pelo consultor do Sebrae, Claudinei Guilherme, na Usinik. Guilherme  trouxe dicas sobre otimização de recursos para melhorar a cadeia produtiva.

Na Seyconel Automação Industrial a professora da FAE, Aleksandra Gouveia, explorou as “Estratégias para a formação de parcerias eficazes e sustentáveis”, enfatizando a importância das alianças estratégicas no fortalecimento do mercado metalmecânico regional.

E, o professor da UFPR, Rodrigo Villanova, participou do encontro no Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (IBEG) tratando das “Soft e Hard Skills voltadas para profissionais do setor metalmecânico”. Villanova enfatizou a importância não apenas das habilidades técnicas (hard skills), mas também das habilidades interpessoais e de comunicação (soft skills), essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional no ambiente de trabalho.

A iniciativa de promover visitas técnicas às pequenas empresas foi muito bem recebida pelos diretores das empresas. Segundo Emerson Czachorowski, diretor adjunto do IBEG, a governança metalmecânica cria um ambiente de parceria, aprendizado e negócios.

“Temos a oportunidade de nos relacionar com outros players e colegas de modo a sanar dúvidas, ampliar a visão sobre processos e até fechar alguma venda. Nesse sentido consideramos o evento no formato novo excelente, pois, aproxima ainda mais os integrantes da governança. Ontem vimos os participantes com interesse genuíno em conhecer nosso trabalho”, declara.

O diretor da empresa Usinik, Marcelo Szczepanik, e também membro da diretoria do SINDIMETAL/PR, agradeceu a presença de todos na empresa e falou sobre a importância de abrir as portas da Usinik para visitação.

“Ontem, no encontro da Governança Metalmecânica, tivemos a oportunidade de receber, na USINIK – Usinagem Industrial, 10 representantes de empresas ligadas ao setor Metalmecânico. Tivemos a oportunidade de nos apresentar e trocar experiências, compartilhando nosso dia a dia através de uma conversa descontraída. Queremos agradecer ao palestrante Claudinei Guilherme, que compartilhou seu conhecimento em Gestão Financeira, enriquecendo ainda mais nossa experiência falando sobre Gestão Financeira Eficiente e Análise de Custos na Indústria”, disse.

Marcelo ainda complementa… “Agradeço, também, aos que estiveram conosco na USINIK neste momento abençoado, em que trocamos experiência neste novo formato de encontros da Governança; possibilita às pequenas empresas abrirem suas portas recebendo um grupo menor para troca de experiências. E, aproveito para parabenizar os organizadores SEBRAE e SINDIMETAL/PR pelo evento que permite o crescimento de parcerias sustentáveis em nosso setor. Muito obrigado pela oportunidade”, conclui.

A diretora da empresa Cassel Steel, Leila Valerius, comentou sobre a importância dos encontros para o crescimento das empresas engajadas no grupo.

“Para nós, da Cassel, além da gratidão fica a expectativa de estreitar relacionamentos, garantir o crescimento de parcerias sustentáveis e de grande valor agregado. Muito obrigada a cada um pela visita, sejam todos muito bem vindos sempre que puderem”, ressaltou Valerius.

Francisco Seyconel Ferraes, diretor da Seyconel, também destacou a relevância da governança como um fórum para troca de conhecimentos e desenvolvimento de competências.

“O encontro foi produtivo ao promover a troca de experiências e o desenvolvimento de competências ao explorar temas relevantes como as estratégias para formação de parcerias, abordadas com domínio pela professora Aleksandra. Esses encontros não apenas fortalecem as relações entre os participantes, mas também impulsionam inovação e produtividade nas empresas e suas parcerias”, finaliza Ferraes.