9º ENCONTRO DA GOVERNANÇA METALMECÂNICA RMC -2023 ORIENTA SOBRE INVESTIMENTOS PARA A INOVAÇÃO

Com o objetivo de orientar as indústrias metalmecânicas sobre financiamentos e linhas de crédito para a pratica de projetos de inovação, o SINDIMETAL/PR, em parceria com o SEBRAE/PR – Regional Leste, promoveram na manhã dessa terça-feira (19-09) a palestra on-line “Investimento em Inovação”.

O encontro, realizado pela Plataforma Google Meet, contou com a participação dos representantes de instituições financeiras no Paraná,  Marco Bruno – FINEP, Sula Zapotoczny – CRESOL, Thais Grandi – BRDE e, também, do representante do núcleo de acesso aos investimentos do Sistema Fiep, João Guimarães.

Durante a atividade os profissionais das financeiras comentaram sobre as várias modalidades de crédito disponíveis e que atendam às necessidades das empresas no quesito inovação. Foi comentado, também, sobre os prazos para a aprovação dos recursos financeiros, bem como os desafios e os erros que podem ser evitados durante a elaboração do projeto para obtenção do financiamento para inovação.

Segundo Marco Bruno (FINEP), a maior dificuldade observada pelas financeiras é quanto a elaboração do Plano Estratégico de Inovação.

“Para que o projeto receba aprovação, bem como os recursos necessários à implantação, a empresa deverá apresentar uma descrição completa e detalhada do plano de ação para a submissão da financeira. E colocar as ideias no papel tem sido um dos principais obstáculos das indústrias devido à dificuldade de roteirizar seu plano de ação. Por esse motivo, seria muito importante que as empresas adotassem o conceito de Projeto em sua cultura corporativa”, finaliza.

A palestra “Investimento em Inovação” faz parte da série de assuntos propostos e promovidos pela Governança Metalmecanica RMC 2023. Participaram da reunião empresas do segmento metalmecânico de Curitiba e Região Metropolitana.