INFORME SINDIMETAL/PR: PROGRAMA EMPREGA + MULHERES

O SINDIMETAL/PR divulga abaixo o RT Informa nº 54 elaborado pela CNI. O documento traz informações e orienta as empresas sobre a Lei nº 14.457/2022, que cria o Programa Emprega + Mulheres estabelecendo diversas medidas destinadas à inserção e manutenção de mulheres no mercado de trabalho

Cabe destacar que a maior parte das regras estabelecidas na nova Lei possuem vigência imediata como, por exemplo, a preferência de concessão de home office a pais ou mães com filhos menores de 6 anos. Outras medidas, por sua vez, começam a vigorar em 180 (cento e oitenta) dias, como é o caso das regras sobre prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho (obrigatórias para empresas que possuem CIPA), de modo que as empresas terão um tempo maior para analisar/rever seus procedimentos internos e se adequar à nova legislação.

Desejamos boa Leitura a todos.

Programa Emprega + Mulheres é lei

Foi publicada, no dia 22/09/2022, a Lei 14.457/2022, que institui o Programa Emprega + Mulheres. O objetivo do Programa é inserir e manter mulheres no mercado de trabalho, por meio da adoção de medidas destinadas a

(I) apoiar a parentalidade na primeira infância,

(II) flexibilizar o regime de trabalho para apoiar a parentalidade,

(III) incentivar a qualificação profissional de mulheres, em áreas estratégicas à ascensão profissional,

(IV) apoiar o retorno ao trabalho após o término da licença-maternidade,

(V) reconhecer boas práticas na promoção da empregabilidade das mulheres, por meio da instituição do Selo Emprega + Mulher;

(VI) prevenir e combater o assédio sexual e outras formas de violência no âmbito do trabalho;

e (VII) estimular o microcrédito para mulheres.

A lei é fruto da conversão da Medida Provisória (MP) nº 1.116/2022.

Confira os principais pontos neste RT Informa!

BAIXAR RT INFORMA – N. 54 SETEMBRO – PROGRAMA EMPREGA + MULHERES E LEI.PDF

É o SINDIMETAL/PR levando a informação de qualidade e atualizada aos seus associados!