Curso no SNDIMETAL/PR ensina aos participantes a filosofia Lean Manufacturing

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Aprimorar a forma de produção, otimizando processos e evitando desperdícios, tem sido um dos grandes desafios das organizações. Nesse sentido, técnicas que proporcionem ganhos na produtividade serão sempre bem aceitas no ambiente laboral.

Pensando em apresentar conceitos relacionados à manufatura enxuta, o SINDIMETAL/PR, em parceria com o Senai, promoveu, nos dias 05 e 06 de abril, o curso Lean Manufacturing. O curso, realizado na sede do sindicato, proporcionou aos participantes uma melhor compreensão sobre as ferramentas que compõem o sistema de manufatura enxuta.

De acordo com a instrutora do curso, Helen Mara Zarur dos Santos, o Lean Manufacturing é uma filosofia que engloba uma série de técnicas que, usadas em conjunto, permitem eliminar diferentes tipos de desperdícios em todos os setores da empresa.

“No sistema lean a empresa trabalha com estoque mínimo, que é o de matéria prima, e as peças são produzidas mediante o start do cliente”, diz.

Porém, a aplicação dessa filosofia, segundo a instrutora, exige conscientização coletiva, um engajamento que deve passar pelo chão de fábrica chegando até a alta direção. “Fazendo poucas mudanças, por meio dessa filosofia, a redução de custos será significativa”, afirma a instrutora.

Durante o curso os participantes aprenderam, na prática, como funciona o sistema lean manufacturing. “Nas atividades práticas os participantes criaram uma empresa e desenvolveram uma linha de produção enxuta, trabalhando todo o conceito teórico aplicado em aula. Esse treinamento vai auxiliá-los na implantação dessa filosofia nas empresas onde trabalham”, finaliza.

Ao final do curso foram certificados 9 profissionais das indústrias associadas e filiadas ao sindicato.