INFORME NEGOCIAÇÕES COLETIVAS 2017/2018 – PROPOSTA SMC

PROPOSTA SMC

Prezados associados:

O SINDIMETAL/PR informa a todas as empresas a proposta apresentada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) formulada em 14/12/2017 e rejeitada pelas empresas na assembleia realizada na manhã do dia 15/12/2017:

1) Aumento de 1,95% (INPC dez/2016 a nov/2017) a partir de 01/12/2017, aplicado sobre os salários vigentes em 01/10/2017;

2) Percentual de 1,087% aplicado em novembro/2018 sobre os salários vigentes em 01/12/2017, corrigidos com a aplicação da alínea anterior;

3) Fundo de Qualificação no percentual de 13%, pago em 3 (três) parcelas (5%, 5% e 3%);

4) Termos de rescisão de contrato de trabalho (TRCT) encaminhados ao Sindicato (SMC). Não obrigatoriedade da homologação das rescisões no Sindicato;

5) Renovação da CCT anterior com alterações de cláusulas já pacificadas em negociação;

6) Vigência da CCT com as condições acima por 2 (dois) anos.

O SINDIMETAL/PR destaca que o item 3 acima (Fundo de Qualificação) foi o ponto refutado pelas empresas, e que acabou prejudicando a aceitação da proposta.

O SINDIMETAL/PR reitera que se mantém aberto e disposto a negociar bastando, para tanto, que seja apresentada proposta alternativa que venha a ser aprovada pelas empresas em assembleia.

Enfatiza o alerta anterior, relativo às tentativas do SMC de negociação direta com as empresas visando a assinatura de Acordos Coletivos de Trabalho.