Cada vez mais as empresas buscam se diferenciar de seus concorrentes investindo em estratégias inovadoras que resultem em maior produtividade. Neste cenário marcado pela competitividade, a área de logística continua sendo uma das mais importantes e desafiadoras para os gestores, destacando-se pela responsabilidade de manter um nível de estoques adequado assegurando, assim, produtos de excelência, dentro dos padrões de qualidade e prazos pré-estabelecidos aos seus clientes.
Nesse sentido, questões importantes como identificar o equilíbrio necessário entre o exagero e a escassez de matéria-prima de modo a manter um nível satisfatório de componentes essenciais para a produção, para atender as demandas dos clientes, entre outros assuntos relativos ao cotidiano do setor, foram esclarecidas no curso de Administração de Estoques, promovido pelo SINDIMETAL/PR, em parceria com Senai. A atividade aconteceu nos dias 30 e 31 de março, na sede do sindicato.
Segundo o professor e instrutor do Senai, Adolfo Herke Junior, o objetivo do curso foi mostrar aos participantes que, por meio de uma administração de estoques eficiente, a empresa conseguirá atender o seu cliente na hora certa e na quantidade solicitada.
“A gestão de estoque continua sendo um desafio bastante grande para as indústrias porque, apesar de existir várias fórmulas matemáticas e métodos que auxiliam no cálculo de uma variação de demanda, algumas empresas ainda não aplicam isso. E, para manter um estoque de segurança, é preciso aplicar fórmulas e estudar a melhor maneira de manter sempre um estoque suficiente nas indústrias, para a produção de seus produtos”, disse Adolfo.
O curso trouxe assuntos como: modelos de gestão de estoque, tipos de estoque, principais técnicas de entrada e saída de material, os cálculos de ponto de ressuprimento, de tempo de reposição, além de descrever funções, tipos e como fazer um planejamento adequado.
Ao final do curso, foram certificados 11 profissionais das empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR.