SINDIMETAL/PR TRAZ O TEMA “SAÚDE MENTAL NO TRABALHO” PARA A REUNIÃO DO GRUPO DE RH

fffffff

O ambiente de trabalho é o local onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo. Os desafios cotidianos, a incessante busca por resultados e uma rotina que exige cada vez mais do profissional, aliada a fatores pessoais, vem aumentando, significativamente, a incidência de transtornos mentais e comportamentais relacionados ao trabalho.

Este assunto foi amplamente discutido durante a reunião do Grupo de RH, realizada na última quarta-feira (26), na sede do SINDIMETAL/PR. Na ocasião, o advogado e engenheiro de segurança no trabalho, Rodrigo Meister de Almeida, ministrou palestra sobre o Tema: “Saúde Mental no Trabalho” apresentando aos participantes dados e conclusões sobre os impactos que as doenças mentais causam aos trabalhadores e, consequentemente, às organizações.

De acordo Rodrigo, estudos do Ministério da Previdência Social apontam os riscos psicossociais como a terceira maior causa de afastamentos no trabalho no Brasil. Já a organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que, até 2020, a depressão será a segunda maior causa de incapacitação para o trabalho.

“Hoje nós temos um aumento significativo dos afastamentos, com ou sem nexo no trabalho, ligados a doenças da psique. A ansiedade, a depressão e o estresse são hoje a terceira maior causa de afastamento no Brasil. Conhecendo esses dados, não tem como não nos preocuparmos com isso”, afirma.

Rodrigo acredita que se a indústria adotar uma abordagem preventiva sobre o assunto, melhores serão as chances de redução de gastos gerados pelos afastamentos por distúrbios psíquicos dos trabalhadores, e de um melhor resultado nos negócios.

“É o famoso slogan “Saúde para o trabalhador é saúde da indústria”. Porém, trabalhadores doentes implicam uma organização doente”, ressalta.

Programa Cuide +
Durante a reunião, Rodrigo apresentou também o “Modelo Sesi de Avaliação de Riscos Psicossociais”, método desenvolvido pela Equipe Técnica do Sesi/PR, que objetiva emitir um diagnóstico acerca de transtornos mentais que se apresentam nas empresas e encontrar meios para a prevenção.

Por meio de questionários, os pesquisadores identificam os riscos psicossociais na empresa trazendo possíveis propostas de monitoramento dos riscos no local de trabalho.

“Vale lembrar que, para garantir que as medidas sejam adequadas e eficazes é necessário o envolvimento não apenas dos gestores, mas, sobretudo, dos colaboradores, alcançando assim melhores resultados”, finaliza Rodrigo.