17 DE MAIO – DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

O dia 17 de maio foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como o Dia Mundial da Reciclagem. A data busca conscientizar sobre quanto os hábitos e a forma como é feito o descarte dos resíduos e lixos impactam no que vem acontecendo no clima e nas cidades, em todas as partes do mundo.

Mas o que é Reciclagem?

Segundo a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a reciclagem é definida como o “processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes…”

O Brasil figura na quarta posição de maior produtor mundial de lixo plástico (dados do WWF de 2019) e, segundo estimativas, aparece no 5º lugar mundial de maiores produtores de e-lixo do planeta. Os resíduos acabam em aterros sanitários, impactando negativamente o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

Mas, um dado positivo é que o Brasil é líder mundial na reciclagem de latas de alumínio para bebidas, segundo informações da Recicla Latas, com apoio da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

E, quais são as ações que as pessoas podem adotar para diminuir a quantidade de lixo no planeta e realizar uma reciclagem eficaz?

Aqui estão algumas dicas e orientações práticas:

  • Separe os materiais recicláveis do lixo orgânico;
  • Lave os materiais recicláveis para facilitar o processo de reciclagem e evitar a proliferação de insetos e roedores;
  • Esteja informado sobre os serviços de coleta seletiva em sua região, sejam eles prestados por entidades públicas ou por empresas privadas, e siga as diretrizes de descarte;
  • Familiarize-se com as cores das caixas de coleta para garantir a separação correta dos materiais (Azul: papel/papelão; Vermelho: plástico; Verde: vidro; Amarelo: metal; Preto: madeira; Laranja: resíduos perigosos (como pilhas e baterias); Branco: resíduos de hospitais e serviço de saúde; Roxo: lixo radioativo; Marrom: resíduos orgânicos, de origem animal ou vegetal).

Portanto, a data de hoje é uma boa oportunidade para refletir e passar a adotar práticas sustentáveis nas rotinas, entendo que cada esforço dedicado à preservação do planeta é uma contribuição valiosa para um futuro mais promissor à humanidade.

Você pode se interessar

Compartilhe

Últimas Notícias

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.